X Cirurgia Plástica
Mastopexia

Melhora a forma das mamas

O corpo da mulher passa por muitas mudanças ao longo de sua vida, principalmente durante a gravidez e amamentação. Os seios podem perder sua jovialidade e começar a cair. Essas mudanças não são reservadas apenas para mulheres com seios grandes e pesados; mulheres de peito pequeno também podem experimentar seios murchos ou caídos. Isso é conhecido como ptose mamária. Esta condição é muito comum e completamente natural.

Embora a gravidez e a amamentação sejam capítulos incríveis cheios de alegria e felicidade, eles também podem causar mudanças significativas no corpo de uma mulher. A gravidez e a amamentação podem mudar permanentemente a aparência dos seus seios. A lactação cria um tecido diferente e mais denso nos seios e o fluxo de leite pode "esticar" a pele e o tecido mamário.

Quando passa o período de amamentação muitas mães sentem que seus corpos não parecem mais tão voluptuosos e jovens quanto antes da gravidez. É comum sentir flacidez, queda ou uma aparência “esvaziada".

É completamente normal querer que seu corpo pareça tão vivo e bonito quanto você se sente por dentro. Embora o exercício e as escolhas de estilo de vida saudáveis possam ajudá-la a criar um corpo pós-parto saudável, você ainda pode notar seios flácidos ou sem volume.

A mastopexia, também conhecida como lifting de mama, é um procedimento muito procurado por quem deseja obter uma forma mais jovem e esteticamente agradável. O lifiting da mama geralmente ajuda as mulheres a recuperar a confiança em suas formas, restaurando suas proporções femininas e ajudando-as a se sentirem mais confortáveis em seus corpos e roupas.

A combinação de aumento da mama e lifting de mama (mastopexia) é uma excelente opção para mulheres que desejam restaurar a plenitude e corrigir a flacidez que pode ocorrer após ter filhos, perder peso ou envelhecer. Então, você pode determinar se o caminho de volta para ter uma mama com aparência mais jovem será através do aumento de mama, lifting de mama ou a combinação dos dois.

O que é a mastopexia ou lifting de mama?

Um lifting de mama, também conhecido como mastopexia remove a pele ou tecido ao redor da mama que foi esticado durante a gravidez ou flutuações de peso. O cirurgião manipula o tecido mamário existente para levantar e remodelar a mama. Isso dá aos seus seios um contorno mais natural e melhora qualquer flacidez, queda ou assimetria leve que você possa estar enfrentando.

Como a mastopexia reposiciona a mamas, elas podem parecer menores. No entanto, apenas o excesso de pele é removido, não o tecido mamário real. Os implantes mamários também podem ser usados em conjunto com este procedimento para atingir o resultado desejado

O que a mastopexia ou lifting de mama pode tratar?

O perfil das mulheres que procuram este tratamento é variável. Existem aquelas que possuem flacidez mamária e uma mama murcha causada pelo processo de gestação e amamentação. O envelhecimento também pode causar uma flacidez da mama assim como aquelas mulheres que sofrem com a oscilação de peso também podem sofrer com a flacidez e ptose (queda) do tecido mamário.

Quais os benefícios da mastopexia ou lifiting de mama?

A mastopexia ou lifiting de mama pode ajudar a mulher a adquirir uma mama com estética mais agradável, aprimorando a sua imagem corporal e melhorando sua autoconfiança.

A mastopexia ou litifitng de mama é mais benéfica para as mulheres que estão apenas procurando restaurar um pouco da juventude natural de seus seios. É uma boa opção para mulheres que já têm uma boa quantidade de tecido mamário natural. Simplesmente faz com que os seios pareçam mais firmes, mais alegres e mais jovens.

Podemos ainda associar a inclusão de uma prótese de silicone para aquelas mulheres que tem pouco tecido mamário e querem aumentar o volume além de levantar as mamas.

Como saber se sou uma boa candidata a mastopexia ou lifiting de mama?

As pacientes geralmente afirmam que, embora estejam descontentes com a aparência de seus seios, não sabem se precisam ou não de uma cirurgia. A mastopexia, ou lifting de mama, é um procedimento cirúrgico que eleva o tecido mamário e o mamilo, removendo o excesso de pele e remodelando a mama para um contorno mais jovem.

Muitas mulheres estão familiarizadas com o "teste do lápis", como um teste informal que usam para tentar decidir se precisam de uma mastopexia. Isso envolve colocar um lápis no sulco da mama, onde a parte inferior da mama encontra a parede torácica (também conhecida como dobra inframamária), e se o lápis permanecer no lugar sozinho em vez de cair, os seios podem ter caído o suficiente para precisar de um lifting de mama. Embora isso possa ser um truque útil, não é totalmente preciso e não é exatamente a mesma abordagem que os cirurgiões plásticos usam!

Com o envelhecimento, gravidez, amamentação, alterações de peso, genética e gravidade, o tecido mamário perde sua elasticidade e os seios começam a cair, o que é chamado de ptose. O grau de ptose é classificado de acordo com a posição do mamilo.

Em geral, um mamilo posicionado no nível ou acima do sulco mamário é desejável. As posições dos mamilos que descem abaixo do sulco constituem ptose, o mamilo apontando para o solo constituem o grau mais alto de ptose. Qualquer grau de queda do mamilo abaixo da dobra indica que é necessário uma mastopexia.

Há casos em que o mamilo está no nível da dobra mamária, mas o próprio tecido mamário caiu, conhecido como "pseudoptose", e essas pacientes também podem ser candidatas a uma mastopexia.

Como é feita a mastopexia ou lifiting de mama?

A maioria das vezes é administrada anestesia geral assim o paciente adormece completamente.

Existem quatro tipos de incisões para um lifting de mama, dependendo do grau de lifting necessário. A incisão periareolar é para pequenos liftings e a cicatriz fica na borda da aréola. A incisão circunvertical ("pirulito") é para elevadores médios, e a cicatriz fica ao redor da aréola e vertical até a parte inferior da mama. A incisão em T invertido (“âncora") e em L é para elevações maiores, e a cicatriz fica ao redor da aréola, vertical e no sulco mamário.

Durante a cirurgia, o mamilo e a aréola são elevados para uma posição mais jovem, a aréola aumentada é reduzida para um tamanho adequado, o excesso de pele e tecido é removido e o tecido remanescente é remodelado para criar um novo contorno mamário mais firme e mais alto.

Com todos os quatro tipos de incisão, o mamilo e a aréola permanecem ligados ao tecido mamário subjacente, permanecendo conectados aos dutos de leite e terminações nervosas. Pode haver uma alteração temporária da sensibilidade do mamilo e da areola à medida que os pequenos nervos ao redor da aréola estão se regenerando.

Como é a recuperação da mastopexia ou lifting de mama?

Durante a recuperação da mastopexia, curativos ou bandagens serão aplicados nas incisões após a conclusão do procedimento. Você precisará usar um sutiã de suporte 24h por dia para minimizar o inchaço e apoiar seus seios durante a cicatrização.

Você pode retornar ao trabalho dentro de uma semana ou mais. Atividades físicas extenuantes são desencorajadas por cerca quatro a seis semanas após a cirurgia.

O clareamento das cicatrizes pode levar de alguns meses a um ano.

O que esperar de resultado de uma mastopexia ou lifiting de mama?

Os resultados de sua cirurgia de levantamento de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço pós-cirúrgico desaparecerá e as linhas de incisão amenizarão. O resultado final de uma mastopexia é muito mais sutil e natural do que uma cirurgia de implante. Você pode pensar nisso como voltar no tempo para quando seus seios estavam otimamente firmes e alegres.

Os resultados podem durar mais ou ser aprimorados quando os implantes mamários são inseridos como parte do procedimento, adicionando suporte ao tecido mamário recém-posicionado.

A satisfação com a sua nova imagem deve continuar a crescer à medida que você se recupera da cirurgia. Os resultados finais da sua mastopexia aparecerão nos próximos meses, à medida que o formato e a posição dos seios continuarem a se estabelecer.

As linhas de incisão são permanentes, mas continuarão a clarear com o tempo. Os resultados da sua cirurgia de elevação dos seios serão duradouros. Com o tempo, seus seios podem continuar a mudar devido ao envelhecimento e à gravidade. Você poderá manter sua nova aparência por mais tempo se: mantiver seu peso e um estilo de vida saudável.

Posso colocar implantes mamários e um lifting de mama?

Está se tornando cada vez mais popular para as mulheres combinar o aumento da mama com um procedimento de mastopexia.

As mulheres que tiveram filhos geralmente se beneficiam mais desse procedimento combinado por causa das mudanças significativas que seus corpos sofrem durante e após a gravidez. É comum que as mães que perderão forma e volume da mama após o parto e a amamentação desejem aumentar a plenitude e a vitalidade de seus seios.

Você é especial, realize seu sonho, fale comigo
Membro Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Acompanhe o Dr Carlos Gongaza nas Redes Sociais
whatsapp Agende sua Consulta