X Cirurgia Plástica
lipoaspiração

Melhora os contornos do corpo, removendo os depósitos de gordura indesejados.

A lipoaspiração é um procedimento de contorno corporal que visa eliminar as bolsas de gordura localizada que se recusam a sair, não importa quanto exercício você faça. Embora você possa experimentar uma perda de peso mínima após a lipoaspiração, ela não é considerada uma alternativa à perda de peso tradicional e os candidatos ideais à lipoaspiração estão no peso corporal ideal ou próximo.

Muitas pessoas lutam com o excesso de gordura corporal todos os dias. Quando uma dieta saudável e exercícios não conseguem se livrar das protuberâncias de gordura, a lipoaspiração costuma ser uma boa opção para atingir o contorno corporal desejado.

A lipoaspiração é um procedimento de contorno corporal que visa áreas de gordura localizada e ajuda a melhorar e tonificar a forma do corpo. A lipo remodela áreas específicas do corpo removendo o excesso de depósitos de gordura e melhorando os contornos e proporções do corpo.

As áreas mais comuns para lipoaspiração incluem o abdômen, quadris e coxas e muitas vezes é combinada com uma abdominoplastia para maximizar o contorno corporal. A lipoaspiração também pode tratar a parte superior dos braços, costas, parte interna dos joelhos, peito, panturrilhas e tornozelos. Infelizmente, não é um tratamento eficaz para a celulite ou áreas com flacidez da pele.

Existem vários tipos diferentes de lipoaspiração disponíveis hoje. A técnica certa para a sua situação dependerá de vários fatores, incluindo o local do tratamento, a extensão da correção desejada e os protocolos pessoais do seu médico.

A lipoaspiração tumescente é a técnica mais comum. Uma solução com anestésico é injetada primeiro na área-alvo e, em seguida, o tecido adiposo é aspirado. Outro método, a lipoaspiração assistida por ultrassom, usa ondas de ultrassom para liquefazer o tecido adiposo, proporcionando resultados eficazes em áreas difíceis de abordar, como pescoço e costas. Finalmente, a lipoaspiração assistida por laser é uma das mais novas técnicas de contorno disponíveis. O procedimento usa ondas concentradas de energia do laser para quebrar a gordura alvo antes de ser removida através de uma pequena cânula.

O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração (também conhecida como lipoescultura) é um procedimento cirúrgico que quebra e remove a camada de gordura subcutânea (gordura logo abaixo da pele) em partes do corpo que são notoriamente e persistentemente resistentes à dieta e ao exercício. Este não é um procedimento de perda de peso; ao invés disso, é uma maneira de remover uma bolsa de gordura que não responde em indivíduos saudáveis.

Onde a lipoaspiração pode ser feita? Que áreas ela pode tratar?

Algumas áreas comuns de "problema" do corpo onde a lipoaspiração é realizada incluem:

  • Braços (região superior);
  • Dorso / Costas;
  • Abdome;
  • Quadris / flancos;
  • Coxas (parte externa/culotes);
  • Pescoço (Papada);
  • Área da alça do sutiã / Mamas acessórias;
  • Mama Masculina (ginecomastia);

Áreas menos comuns incluem os tornozelos, parte interna da coxa, parte superior das costas e glúteos. A área ideal para cada indivíduo é única, pois cada pessoa responde à dieta e ao exercício de maneira diferente. Cirurgiões plásticos consultam os pacientes para determinar as áreas do corpo onde a lipoaspiração faz sentido.

Como saber se sou um(a) bom ou boa candidato(a) para realizar a lipoaspiração?

A lipoaspiração é um procedimento altamente individualizado. Você deve fazer isso por si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou tentar se encaixar em qualquer tipo de imagem ideal.

Em geral, bons candidatos para uma lipoaspiração incluem:

  • Adultos (homem ou mulher) com peso ideal ou pouco acima do peso;
  • Indivíduos saudáveis que não apresentam doenças com risco de vida ou condições médicas que podem prejudicar a recuperação;
  • Não fumantes;
  • Indivíduos com uma perspectiva positiva e objetivos específicos em mente para o contorno corporal;

Pacientes ideais têm gordura subcutânea, a gordura que está entre o músculo e a pele, e não a gordura visceral, que a camada de gordura está abaixo da camada muscular, ao redor dos órgãos abdominais.

Além disso, os cirurgiões avaliarão a condição da pele de um paciente antes de recomendar a lipoaspiração. Pacientes com pele firme e elástica e bom tônus muscular são bons candidatos à lipoaspiração, enquanto pacientes com pele flácida ou celulite não são, pois essas condições podem resultar em pele irregular ou com ondulações. Se você se incomoda com o excesso de depósitos de gordura localizados em qualquer parte do corpo que não respondem à dieta ou aos exercícios, a lipoaspiração pode ser a opção certa para você.

Se você se incomoda com o excesso de depósitos de gordura localizados em qualquer parte do corpo que não respondem à dieta ou aos exercícios, a lipoaspiração pode ser a opção certa para você.

A lipoaspiração é um procedimento para emagrecer? Quanta gordura pode ser removida?

Ao contrário da crença popular, a lipoaspiração não é um tratamento para perda de peso. Em vez disso, é um procedimento de redução de gordura.

A quantidade de gordura que pode ser removida em uma área durante um único procedimento varia dependendo de vários fatores, incluindo a avaliação do cirurgião sobre a saúde do paciente e seus objetivos estéticos. No entanto o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda que os volumes aspirados não devem ultrapassar 7% do peso corporal quando se usar a técnica infiltrativa; ou 5%, quando se usar a técnica não - infiltrativa. Da mesma forma, não deve ultrapassar 40% da área corporal, seja qual for a técnica usada.

Como o paciente se prepara para a cirurgia de lipoaspiração?

Os cirurgiões plásticos fornecerão instruções para os dias que antecedem a lipoaspiração, mas, em geral, é mais importante recrutar um amigo ou membro da família que possa ajudar a dirigir de e para o centro cirúrgico e auxiliar nos cuidados pós-cirúrgicos.

Certos medicamentos como aspirina, anticoagulantes, antiinflamatórios e suplementos de ervas podem precisar ser pausados antes do procedimento pois podem aumentar o sangramento.

Em alguns casos, o exame de sangue ou avaliação médica é feita com antecedência para garantir que o cliente seja um bom candidato à anestesia. Pare de fumar. Por fim, no dia da cirurgia, haverá um período em que não se deve ingerir alimentos ou bebidas; isto é tipicamente cerca de 12 horas antes da hora marcada.

O que acontece durante a lipoaspiração? Como é realizada?

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que geralmente é realizada sob anestesia geral. Existem alguns tipos diferentes de lipoaspiração disponíveis. Cada técnica tem seus méritos e ter uma conversa aberta com um cirurgião plástico ajudará a determinar qual é a certa para você. A lipoaspiração tumescente é a técnica mais comum.

No entanto, quase todos os métodos de lipoaspiração envolvem a infiltração segura e cuidadosa de uma "solução umectante”que contém solução salina, epinefrina (adrenalina – para encolher os vasos sanguíneos e prevenir sangramento/diminuição de hematomas) e lidocaína (um anestésico local que cria dormência e diminui o desconforto após a cirurgia) na gordura antes de aspirar/sugar a gordura.

Este padrão se aplica a praticamente todos os casos de lipoaspiração. Pequenas incisões são usadas para primeiro injetar a solução umectante e depois remover as células de gordura permanentemente usando uma varinha de ponta romba chamada "cânula". A cânula é conectada a um tubo e a um vácuo para aspirar as células adiposas permanentemente.

As incisões são geralmente fechadas com um ponto e uma malha de compressão pós-operatória é colocada.

Embora os pacientes possam ser submetidos à anestesia geral, eles geralmente podem ir para casa no mesmo dia da cirurgia.

Existem diferentes tipos de lipoaspiração?

Existem vários tipos diferentes de lipoaspiração disponíveis hoje. A técnica certa para sua situação dependerá de vários fatores, incluindo o local do tratamento, a extensão da correção desejada e os protocolos pessoais do seu médico. Entre os tipos de lipoaspiração estão:

  • Lipoaspiração tradicional ou tumescente: é realizada com uma cânula que suga a gordura localizada da região definida após ela ser hidratada com uma solução salina com a epinefrina e lidocaína.
  • Lipoescultura: a lipoescultura permite a retirada da gordura localizada de uma região tratada com lipoaspiração e colocação em outra área do corpo para atingir o contorno corporal mais próximo do desejado.
  • Vibrolipo: nesse procedimento a cânula faz movimentos vibratórios, que facilitam a penetração no tecido gorduroso, tornando o procedimento menos trabalhoso para o cirurgião.
  • Hidrolipo ou mini-lipo: é a mesma técnica da lipoaspiração tradicional mas é realizada em pequenas áreas apenas com o efeito da anestesia local.
  • Lipoaspiração a laser: procedimento que utiliza uma cânula e com uma fibra ótica que emite um feixe de luz (laser) que quebra as membrana das células de gordura facilitando sua aspiração.
  • Lipoaspiração ultrassônica ou com Vaser: utilizar energia ultrassônica para dissolver a gordura antes de ela ser removida e aspirada.
  • Lipo HD, Lipo High Definition, Lipo de Alta Definição (LAD): lipoaspiração que visa ressaltar o desenho da musculatura através de lipoaspiração da gordura mais superficial.

Pergunte ao seu cirurgião que tipo de lipoaspiração ele realiza rotineiramente. Em seguida, discuta o tipo de lipoaspiração que seu cirurgião recomenda para suas preocupações, incluindo a anestesia que será usada e a progressão de recuperação esperada.

Como é a recuperação da lipoaspiração?

Este é tipicamente um procedimento que você pode ir para casa no mesmo dia, no entanto, se você estiver tendo uma quantidade significativa de gordura removida, pode ser necessário permanecer no hospital durante a noite para observação.

Independentemente de você ter que passar a noite no hospital ou não, você precisará de alguém para levá-lo para casa quando for liberado para sair. Você ficará dolorido e provavelmente sentirá os efeitos residuais da anestesia ou da medicação para a dor, por isso não é seguro dirigir.

Enquanto a lipoaspiração remove um certo número de células de gordura na área de tratamento, as células restantes podem continuar a armazenar gordura e crescer em tamanho. Seguir uma dieta saudável, beber muita água e participar de uma rotina regular de exercícios (assim que seu cirurgião autorizar) pode ajudar a promover a recuperação, manter um peso corporal saudável e ajudá-lo a atingir o contorno corporal desejado depois que o inchaço diminuir.

Os primeiros três dias

Seu cirurgião lhe dará uma roupa de compressão ou bandagens elásticas para envolver as áreas de tratamento. É importante usá-las pois ajudam a reduzir o inchaço e a contornar o corpo para sua nova forma.

Você também pode ter pequenos drenos colocados nos locais cirúrgicos. Isso evita que o líquido se acumule ao redor das incisões, o que pode retardar a cicatrização. Se você tiver esses drenos, seu cirurgião lhe dirá exatamente como cuidar deles e por quanto tempo você os terá.

Durante os primeiros dias de recuperação, você pode esperar dor moderada e dor. Seu cirurgião lhe dará medicação para dor para tornar esse desconforto gerenciável, portanto, siga seu cronograma de medicação de perto.

Você também deve planejar limitar sua atividade durante esse período. Suas roupas de compressão podem restringir um pouco seus movimentos, mas também é importante limitar atividades desnecessárias quando possível. É recomendável que você peça ajuda em casa por alguns dias, especialmente se você tiver filhos pequenos. No entanto, é importante não ficar sentada ou deitada por muito tempo. Você deve movimentar as pernas caminhando a cada 2 horas pelo menos.

É importante realizar drenagem linfática que pode começar logo após o procedimento.

Semanas 1-2

Após os primeiros dias de descanso e dor moderada, você provavelmente notará uma redução significativa na dor na primeira e na segunda semana após o procedimento. Muitas pessoas podem voltar ao trabalho depois de duas semanas, mas se você tiver um trabalho que exige muito do físico, convém agendar uma folga adicional para se recuperar mais completamente.

Você ainda necessitará de usar suas roupas de compressão durante esse período.

Semanas 3-5

Em torno da marca de um mês é quando os pacientes normalmente não sentem mais dor ou desconforto. Você ainda pode ver inchaço, mas isso é normal. O inchaço pode levar meses para diminuir completamente. Neste período, provavelmente os resultados começarão a ser mais visíveis também. Lembre-se de que seus resultados melhorarão à medida que o inchaço e os hematomas continuarem a melhorar.

Após cerca de quatro semanas, a maioria das pessoas pode retomar os exercícios leves, mas qualquer atividade pesada ou extenuante ainda deve ser evitada.

Semana 6 e além

A marca de seis semanas é onde a maioria dos hematomas e inchaço deve ter diminuído, mas um inchaço persistente pode durar um pouco mais para alguns. Você provavelmente não precisará mais de suas roupas de compressão neste momento, e seus níveis de atividade não serão mais restritos, a menos que solicitado pelo seu médico.

A essa altura, você provavelmente poderá ver todo o escopo dos resultados da lipoaspiração.

Que tipo de cicatriz é esperada após a lipoaspiração?

Durante o procedimento de lipoaspiração, são feitas pequenas incisões para remover o excesso de células de gordura. A cânula é um instrumento pequeno e, por isso, as cicatrizes também são pequenas. O número de cicatrizes é baseado no número de pontos de inserção necessários para abordar a área.

A cicatrização também varia de acordo com a qualidade da pele do paciente. Os cirurgiões discutirão a localização e as maneiras pelas quais eles pode-se minimizar a aparência de cicatrizes.

Que tipo de resultados o paciente deve esperar após a lipoaspiração?

Você provavelmente não verá os resultados desejados logo após o procedimento. Embora a lipoaspiração possa remover até 5 quilos de células de gordura durante um procedimento, a retenção de líquidos e o inchaço podem fazer com que você pareça inchada. À medida que o inchaço diminui, você pode começar a ver os resultados. Pode levar várias semanas a meses para ver toda a extensão dos resultados do procedimento.

Os resultados da lipoaspiração podem ser duradouros, desde que mantenha um peso estável e uma boa forma geral. As células de gordura removidas durante a lipoaspiração são removidas permanentemente. É importante notar, no entanto, que os pacientes ainda podem ganhar novas células de gordura, portanto, seguir uma dieta saudável, estilo de vida e plano de exercícios após o tratamento pode ajudar a prevenir o ganho de gordura.

Após o procedimento, você provavelmente usará uma roupa de compressão para ajudar a reduzir o inchaço e comprimir a pele para os novos contornos criados. Embora você possa notar alguns resultados imediatos, pode levar vários meses para que todo o inchaço diminua e seus resultados finais apareçam.

A lipoaspiração pode remover o excesso de gordura corporal teimosa e ajudá-lo a alcançar o contorno corporal desejado, mas é essencial ter expectativas realistas e saber que manter seu novo visual a longo prazo requer um compromisso com um estilo de vida saudável.

A lipoaspiração é um grande impulsionador da confiança.

A lipoaspiração pode mudar a vida de muitas pessoas. Pode ser uma ótima maneira de aumentar sua confiança e ajudá-la a se sentir mais feliz com sua aparência.

Você é especial, realize seu sonho, fale comigo
Membro Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Acompanhe o Dr Carlos Gongaza nas Redes Sociais
whatsapp Agende sua Consulta