X Cirurgia Plástica
Abdominoplastia

Melhora a aparência do abdômen após gestação ou perda de peso significativa

Para homens e mulheres, uma barriga tonificada e lisa simboliza uma figura em forma, saudável e atraente. Mas seja devido à genética, gravidez, flutuações de peso ou hábitos de vida, alcançar aquela barriga esbelta e lisa pode parecer impossível com tantos fatores trabalhando contra você.

Por mais gratificante que seja a maternidade, não há como negar que a gravidez e o parto podem afetar seu corpo. O ganho de peso extra pode ser resolvido após a gravidez mas algumas outras mudanças podem ser permanentes. Um exemplo disso é o aparecimento da barriga pós-gravidez; não importa quantos exercícios você faça ou quanto peso você perca, uma barriga teimosa geralmente permanece.

Uma das principais mudanças durante a gravidez é o aumento do útero para acomodar o bebê em crescimento. Os músculos abdominais também se alongam para permitir a expansão do útero. Isso pode fazer com que os músculos abdominais se separem completamente em uma condição chamada diástase dos retos abdominais, que pode ser permanente.

Muitas das mudanças observadas no corpo durante a gravidez gradualmente voltarão ao normal com o passar do tempo; fazer um esforço extra para comer direito e se exercitar após o nascimento do bebê pode ajudar a perder os quilos restantes da gravidez. No entanto, para algumas mulheres, a cirurgia plástica pode ser necessária para reparar a separação e a frouxidão musculares permanentes.

Se você se incomoda com a aparência de pele flácida, aquela gordurinha persistente ou músculos enfraquecidos na região abdominal, a cirurgia de abdominoplastia pode ser a solução perfeita para obter o corpo que deseja.

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico que remove a pele e a gordura extras do abdômen e repara os músculos pares que podem ter se separado após o parto, ganho de peso ou envelhecimento. Após uma abdominoplastia, os pacientes desfrutam de um abdome mais tonificado e esculpido. É um procedimento que ajuda os pacientes a alcançarem uma forma que sem a cirurgia seria inatingível.

Se você está considerando a cirurgia de abdominoplastia você deve ter dúvidas. Abaixo estão as respostas para as perguntas mais comuns que as pessoas têm sobre a cirurgia de abdominoplastia.

O que é abdominoplastia?

A abdominoplastia é a cirugia do abdome que remove o excesso de gordura e pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais liso e firme.

Um abdômen plano e bem tonificado é algo que muitos de nós lutamos por meio de exercícios e controle de peso. Às vezes, com dieta e atividade física não é possível atingir nossos objetivos.

O que a abdominoplastia pode tratar?

A abdominoplastia é um procedimento de cirurgia plástica que aperta os músculos e remove a pele flácida e a gordura do abdômen para que ele se torne plano e tonificado. Sem dúvida, a abdominoplastia oferece muitas recompensas estéticas.

Na realidade, uma abdominoplastia também pode trazer outros benefícios médicos entre eles:

  • Corrigir uma hérnia abdominal;
  • Reduzir a incontinência urinária de esforço;
  • Diminuir a dor nas costas;
  • Melhorar a postura;

A estrias na pele do abdome podem ser removidas ou um pouco melhoradas se estiverem localizadas nas áreas de excesso de pele que serão excisadas embora o objetivo da abdominoplastia não seja corrigir as estrias.

A abdominoplastia não é um substituto para a perda de peso ou um programa de exercícios apropriado. Embora os resultados sejam tecnicamente permanentes, a flutuação significativa em seu peso pode reduzir bastante o resultado positivo.

Por esse motivo, os indivíduos que planejam perder peso substancial ou as mulheres que podem estar considerando uma gravidez futura devem adiar a abdominoplastia.

Como saber se sou um(a) bom ou boa candidato(a) para realizar a abdominoplastia?

A abdominoplastia é um procedimento altamente individualizado. Você deve fazer isso por si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou tentar se encaixar em qualquer tipo de imagem ideal.

Em geral, você pode ser um bom candidato à abdominoplastia se:

  • Você sofre com a falta de tônus abdominal;
  • Você tem uma barriga saliente e músculos abdominais que estão esticados;
  • Você tem a pele da barriga solta, em excesso, flácida ou pendurada;
  • Você está fisicamente saudável e com um peso estável;
  • Você tem expectativas realistas;
  • Você não é fumante;
  • Você está incomodado com a aparência do seu abdômen.

A abdominoplastia é um procedimento para emagrecer? Quanta gordura pode ser removida?

A abdominoplastia não é um substituto para a perda de peso ou um programa de exercícios apropriado. Embora os resultados sejam tecnicamente permanentes, a flutuação significativa em seu peso pode reduzir bastante o resultado positivo.

Por esse motivo, os indivíduos que planejam perder peso substancial ou as mulheres que podem estar considerando uma gravidez futura devem adiar a abdominoplastia.

Como o paciente se prepara para a cirurgia de abdominoplastia?

Ao se preparar para a cirurgia de abdominoplastia você pode ser solicitado a:

  • Fazer testes de laboratório e exames cardiológicos ou uma avaliação médica complementar;
  • Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais;
  • Parar de fumar;
  • Evitar tomar aspirina, antiinflamatórios e suplementos de ervas, pois podem aumentar o sangramento.

A abdominoplastia pode ser realizada em um centro cirúrgico licenciado ou um hospital.

Certifique-se de providenciar alguém para levá-la, buscá-la e ficar com você pelo menos a primeira noite após a cirurgia.

O que acontece durante a abdominoplastia? Como é realizada?

A abdominoplastia é feita sob anestesia frequentemente realizada sob anestesia geral. Medicamentos são administrados para seu conforto durante os procedimentos cirúrgicos. A abdominoplastia é um procedimento que geralmente leva cerca de três horas. Dito isto, cada abdominoplastia é única e o tempo do procedimento pode variar, especialmente se o seu procedimento for combinado com cirurgias adicionais.

A cirurgia envolve uma incisão na parte inferior do abdômen, muitas vezes abaixo da linha da cintura geralmente na linha do biquini que você deseja usar. Se houver uma cicatriz de cesariana existente, a cicatriz da abdominoplastia pode ser colocada abaixo ou alinhada com ela.

A pele é liberada da parte inferior do abdome até o umbigo, é feita uma incisão ao redor do umbigo e a pele é então liberada para a parte superior do abdome. Este acesso permite o aperto dos músculos do meio e a restauração do contorno plano do abdome. A pele é suavemente redesenhada e aparada e o umbigo é inserido através da pele antes que a incisão seja fechada.

A forma e o comprimento da incisão serão determinados pela quantidade de pele em excesso.

Durante a cirurgia de abdominoplastia, o cirurgião plástico cuidadosamente para removerá a pele e a gordura extras do abdômen e reparará a separação (diastáse) dos músculos abdominais. A lipoaspiração pode ser adicionada para melhor contorno do abdômen e dos flancos, se necessário.

Existem diferentes tipos de abdominoplastia?

No mundo de hoje, milhões de pessoas em todo o mundo estão pensando em estratégias para melhorar sua aparência. Para muitos, remover o excesso de pele e gordura da barriga e apertar os músculos da barriga tornou-se uma dessas soluções.

Se você está considerando uma abdominoplastia para ajudar a otimizar sua aparência e confiança, entender os fundamentos desse procedimento pode significar a diferença entre uma boa experiência de abdominoplastia e uma ótima.

Dependendo do objetivo estético do paciente, os cirurgiões plásticos recomendarão um dos três tipos de abdominoplastia disponíveis:

Mini abdominoplastia

Às vezes, até mesmo pessoas magras são atormentadas por uma protuberância teimosa na barriga que nenhuma quantidade de dieta e exercício consegue eliminar. A mini abdominoplastia é projetada exatamente para essa situação. Ele achata essa pequena protuberância na parte inferior do abdômen, tratando a região entre o monte púbico e o umbigo.

A mini abdominoplastia, ou abdominoplastia com cicatriz pequena, é indicada em pacientes com uma leve a moderada flacidez da pele e excesso de tecido na parte inferior da barriga, abaixo do umbigo do paciente. Pode ser o procedimento ideal para mulheres jovens com cicatriz de cesárea preexistente e que querem livrar de pequenas protuberâncias abdominais na região abdominal inferior.

Uma pequena incisão horizontal é feita entre os ossos do quadril na área que normalmente em local que seria coberto pela parte de baixo do biquíni, permitindo que ao cirurgião corrigir a diástase dos músculos abdominais (normalmente sem uma incisão ao redor do umbigo) e remover o excesso de pele abdominal inferior, resultando em uma barriga mais firme e suave.

Abdominoplastia padrão ou tradicional

As abdominoplastias padrão (que também são chamadas de abdominoplastia tradicional, clássica ou completa) são adequadas para homens e mulheres saudáveis que têm músculos abdominais enfraquecidos ou excesso de pele em todo abdome, a abdominoplastia completa é ideal para pessoas que desejam achatar a pele em área acima e abaixo do umbigo, em toda a extensão da parede abdominal.

Este procedimento requer uma incisão horizontal ou em forma de U entre os ossos do quadril e, muitas vezes, uma incisão ao redor do umbigo (umbigo).

Durante a cirurgia, o cirurgião plástico aperta os músculos e puxa para baixo a pele sobre o abdome, retirando o excesso de pele. Uma vez estabelecidos os contornos desejados, o cirurgião reposiciona o umbigo e fecha a incisão.

As abdominoplastias tradicionais apresentam um resultado natural com um abdome muito mais firme.

Abdominoplastia estendida

Como o próprio nome sugere, a abdominoplastia estendida é uma versão mais extensa de uma abdominoplastia padrão. A abdominoplastia estendida é considerada para homens e mulheres que têm pele indesejada no abdômen e, também, nos flancos e nos quadris.

Para realizar este procedimento, o cirurgião estende a incisão horizontal mais lateralmente, bem como muitas vezes incorporando uma incisão vertical mais longa, que permite ao cirurgião remover o excesso de pele da região abdominal superior e inferior, bem como dos flancos, enquanto aperta a parede abdominal.

A lipoaspiração é comumente usada para contornar e reduzir o excesso de gordura, e o umbigo é reposicionado antes que a incisão seja fechada.

Esse procedimento geralmente é ideal para pacientes que tiveram gestações múltiplas ou perderam muito peso, seja por meio de dieta e exercícios ou por meio de cirurgia bariátrica. Os pacientes que se submetem a este procedimento devem esperar que sua recuperação leve algumas semanas.

Como é a recuperação da abdominoplastia?

Após a cirurgia, podem ser aplicados curativos ou bandagens nas incisões. Você será vestida com uma bandagem elástica ou uma cinta (roupa) de compressão, que deverá ser usada por 4-6 semanas após a cirurgia para ajudar a reduzir o inchaço e apoiar seu abdômen enquanto ele cicatriza. Você pode sentir alguma dor ou desconforto, mas a maioria dos pacientes consegue controlar a dor ou o desconforto pós-procedimento com apenas alguns dias de analgésicos.

É importante conseguir ajuda pelo menos no primeiro dia ou dois em que você estiver em casa após a cirurgia. Você receberá analgésicos prescritos e terá mobilidade um pouco limitada, então você não poderá dirigir sozinho para casa.

Uma vez em casa, você provavelmente terá dificuldade em dobrar, levantar ou ficar em pé por longos períodos de tempo, portanto, ter alguém para ajudar em casa durante o período inicial após a cirurgia de abdominoplastia pode tornar a recuperação significativamente mais fácil.

Tubos pequenos e finos podem ser colocados temporariamente sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue ou fluido que possa se acumular.

Você receberá instruções específicas que devem incluir:

  • Como cuidar do sítio cirúrgico e drenos;
  • Medicamentos para aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cura e reduzir o potencial de infecção;
  • Preocupações específicas a serem observadas no local da cirurgia ou em sua saúde geral;
  • Quando será as consultas de retorno para acompanhamento com seu cirurgião plástico;

Você deverá ficar encurvada na cintura quando estiver em pé ou deitado. Por cerca de 7 a 10 dias após a cirurgia para proteger a incisão e permitir que sua pele se adapte. Após este tempo, você será capaz de ficar em pé. Se um dreno for colocado, ele será removido assim que a saída for baixa o suficiente (geralmente em 1-2 semanas).

Você deverá se levantar no dia da cirurgia. Na verdade, a maioria dos cirurgiões plásticos incentiva os pacientes a caminharem pelo menos três vezes no dia da cirurgia para melhorar a circulação sanguínea e reduzir ao mínimo o risco de coágulos sanguíneos nas pernas. No entanto, correr ou levantar pesos deve ser evitado por seis semanas após o procedimento.

Os pacientes geralmente retornam ao trabalho em aproximadamente três ou quatro semanas. A equimoses (roxos) diminuirão em algumas semanas e o inchaço continuará a diminuir até aproximadamente três meses após o procedimento. As cicatrizes continuarão a cicatrizar e ficarão mais finas e mais claras por volta dos 12-18 meses.

Fumar e beber álcool podem inibir seriamente sua recuperação, então eles devem ser evitados por pelo menos três meses após a cirurgia.

Apesar da popularidade desta cirurgia, muitas pessoas muitas vezes não sabem o que esperar durante a recuperação. Compreender o processo de recuperação e o cronograma pode ajudar a tornar a abdominoplastia uma jornada mais fácil para muitos pacientes.

Os tempos de recuperação variam. Não há uma resposta única para quanto tempo levará para se recuperar de uma abdominoplastia. Como qualquer procedimento cirúrgico, há um prazo geral, mas as recuperações individuais são baseadas em vários fatores, incluindo o seguinte: idade, saúde geral, tipo de abdominoplastia e cuidados pós-operatórios.

Após a conclusão do procedimento, seu cirurgião discutirá um cronograma mais específico para sua recuperação, mas, em geral, a maioria dos pacientes começa a se sentir mais normal por volta das oito semanas.

Se você tem filhos pequenos, você vai precisar pedir ajuda para cuidar das crianças, pois agachar ou pegar crianças (ou objetos pesados para esse assunto) nas primeiras semanas é fortemente desaconselhável. No entanto, dirigir, cozinhar ou fazer compras geralmente é administrável após cerca de três semanas.

A maioria das pessoas opta por tirar até um mês de folga do trabalho para se recuperar. Se você tem um trabalho fisicamente exigente, é especialmente importante tirar bastante tempo de folga para não comprometer sua recuperação. Você também vai querer evitar exercícios durante esse período pelas mesmas razões.

Algumas pessoas experimentam dormência ou sensação de puxão por semanas ou meses após uma abdominoplastia, mas isso geralmente é normal e geralmente desaparece com o tempo. Pode levar até três meses para que o inchaço e os equimoses (roxos) diminuam completamente, e pode demorar mais do que isso para que a cicatriz torne mais clara e fina.

A coisa mais importante a lembrar durante este processo é que você deve seguir atentamente as instruções do seu cirurgião. Não hesite em entrar em contato com o consultório do médico se tiver dúvidas ou preocupações.

Trabalhar em estreita colaboração com seu cirurgião plástico e equipe de cirurgia para entender e se preparar para a vida pós-operatória pode ajudar a tornar sua recuperação perfeita. Uma abdominoplastia pode ser uma ótima maneira de alcançar os objetivos estéticos que você tem para si mesmo, apenas lembre-se de ser gentil com seu corpo e se concentrar em fazer tudo o que puder para se recuperar totalmente do procedimento.

Que tipo de cicatriz é esperada após a abdominoplastia?

A cicatrização dependerá do tipo de abdominoplastia realizada e do comprimento, localização e número de incisões. Além disso, as mulheres que já foram submetidas à cesariana podem ter suas cicatrizes existentes incorporadas à cicatriz da abdominoplastia.

As cicatrizes não desaparecem completamente, e a cicatriz deste procedimento levará de vários meses a um ano inteiro para para clarear a um nível desejado e se tornarem mais finas e planas.

Durante a cicatrização, é importante que os pacientes evitem submeter a incisão cirúrgica a movimento ou força excessiva durante o período de cicatrização. Os pacientes devem perguntar ao cirurgião quais medidas devem ser tomadas para reduzir as cicatrizes. Você receberá instruções específicas sobre como cuidar de si mesmo.

Que tipo de resultados o paciente deve esperar após a abdominoplastia?

Os resultados finais da cirurgia de abdominoplastia podem ser inicialmente obscurecidos pelo inchaço e pela incapacidade de ficar totalmente em pé até que a cicatrização interna seja concluída.

Dentro de duas a três semanas, você deve estar ereto e confiante em seu novo perfil mais magro. A abdominoplastia resultará em um contorno abdominal mais plano e firme, mais proporcional ao seu tipo de corpo e peso.

A cicatriz da abdominoplastia pode levar de vários meses a um ano para desaparecer o quanto quiser.

O resultado durará muitos anos, a menos que a paciente ganhe peso ou engravide.

A abdominoplastia é um grande impulsionador da confiança

A lipoaspiração pode mudar a vida de muitas pessoas. Pode ser uma ótima maneira de aumentar sua confiança e ajudá-la a se sentir mais feliz com sua aparência.

Você é especial, realize seu sonho, fale comigo
Membro Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Acompanhe o Dr Carlos Gongaza nas Redes Sociais
whatsapp Agende sua Consulta